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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Atividade de Fundamentos da Educação à Distância


O Brasil e a Educação a Distância

O Brasil ao institucionalizar a Educação a Distância, o fez como modalidade educativa dirigida às classes mais pobres, privadas do acesso aos estudos básicos. Esse conceito de educação para o pobre, aliada a outros problemas como debilidade teórica, quase nenhuma avaliação de resultados, causou certa relutância para sua expansão. Na década de 90, com a explosão da internet e novas tecnologias de comunicação e informação – TIC – grande parte das Instituições de Ensino Superior mobilizou-se para a Educação a Distância. As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005.
A Educação à Distância no Brasil se apresenta como uma alternativa para grande parte da população. O perfil geral do estudando de EaD, deve ser a busca por educação continuada, livre de preconceitos tecnológicos e principalmente ser disciplinado. Hoje, com as novas tecnologias, torna-se possível os cursos profissionalizantes e de ensino superior a distância, de excelente qualidade, com ambiente virtual de aprendizado que proporciona interação entre os alunos, seus professores e tutores, além de despertar o interesse na busca individual de novos conhecimentos. Segundo o MEC, de 2000 a 2009 a educação a distância, apenas no nível superior, passou de 1.682 para 760.599 alunos, evidenciando um novo paradigma de ensino.

"Tristes tempos, onde é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" (Albert Einsten)

ROCHA, Marise Maria Santana da; CAMPOS, Aline Ferreira. Fundamentos da Educação a Distância. São João Del-Rei, MG: UFSJ, 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação à distância no Brasil: diretrizes políticas, fundamentos e práticas. Disponível em: <http://www2.ufmg.br/ead/content/download/9702/70543/file/ALMEIDA.pdf>. Acesso em: 01 set. 2011.
VILARINHO, Lúcia Regina. Educação Continuada e Educação a Distância: anomalias no contexto do paradigma tradicional de ensino?. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/24/T0442890705758.DOC> Acesso em: 01 set. 2011.
SILVA, Alexandre Costa e. Educação e Banda Larga: do quadro-negro ao ensino a distância. Disponível em: < http://ead.folhadirigida.com.br/?p=1206> Acesso em 08 set. 2011.

Um comentário:

  1. Oi Adriana.Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog.De antemão quero agradecer pelo elogio as minhas postagens, fiquei muito feliz,principalmente por vir de alguém que escreve tão bem.Isso é muito gratiifcante,pois muitas vezes ficamos cerca de 40 min para fazer uma postagem e muitas pessoas não costumam ler e saem comentando as vezes coisas incoerentes com as postagens.Já estou te seguindo e parabéns por seus trabalhinhos.Acho que você está acertando ,ais do que errando rsrsr amei as ponteiras de canetas, lindas.Bjs no coração.

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