O
Brasil e a Educação a Distância
O Brasil ao institucionalizar a Educação a
Distância, o fez como modalidade educativa dirigida às classes mais pobres,
privadas do acesso aos estudos básicos. Esse conceito de educação para o pobre,
aliada a outros problemas como debilidade teórica, quase nenhuma avaliação de
resultados, causou certa relutância para sua expansão. Na década de 90, com a
explosão da internet e novas tecnologias de comunicação e informação – TIC –
grande parte das Instituições de Ensino Superior mobilizou-se para a Educação a
Distância. As bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela
Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de
1996, regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005.
A Educação à Distância no Brasil se apresenta como
uma alternativa para grande parte da população. O perfil geral do estudando de
EaD, deve ser a busca por educação continuada, livre de preconceitos
tecnológicos e principalmente ser disciplinado. Hoje, com as novas tecnologias,
torna-se possível os cursos profissionalizantes e de ensino superior a
distância, de excelente qualidade, com ambiente virtual de aprendizado que
proporciona interação entre os alunos, seus professores e tutores, além de
despertar o interesse na busca individual de novos conhecimentos. Segundo o
MEC, de 2000 a 2009 a educação a distância, apenas no nível superior, passou de
1.682 para 760.599 alunos, evidenciando um novo paradigma de ensino.
"Tristes
tempos, onde é mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito" (Albert
Einsten)
ROCHA, Marise Maria Santana da; CAMPOS, Aline Ferreira. Fundamentos da Educação a Distância. São João Del-Rei, MG: UFSJ, 2011.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação
à distância no Brasil: diretrizes políticas,
fundamentos e práticas. Disponível em: <http://www2.ufmg.br/ead/content/download/9702/70543/file/ALMEIDA.pdf>. Acesso em: 01 set. 2011.
VILARINHO, Lúcia
Regina. Educação Continuada e Educação a
Distância: anomalias no contexto do paradigma tradicional de
ensino?. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes/24/T0442890705758.DOC>
Acesso em: 01 set. 2011.
SILVA, Alexandre
Costa e. Educação e Banda Larga: do quadro-negro ao ensino a distância. Disponível em: < http://ead.folhadirigida.com.br/?p=1206>
Acesso em 08 set. 2011.
Oi Adriana.Vim retribuir sua visita e conhecer seu blog.De antemão quero agradecer pelo elogio as minhas postagens, fiquei muito feliz,principalmente por vir de alguém que escreve tão bem.Isso é muito gratiifcante,pois muitas vezes ficamos cerca de 40 min para fazer uma postagem e muitas pessoas não costumam ler e saem comentando as vezes coisas incoerentes com as postagens.Já estou te seguindo e parabéns por seus trabalhinhos.Acho que você está acertando ,ais do que errando rsrsr amei as ponteiras de canetas, lindas.Bjs no coração.
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